Prefeita Pauline Pereira participa de evento em Brasília sobre políticas para as mulheres
Prefeita Pauline Pereira participa de evento em Brasília sobre políticas para as mulheres
29.01.13
A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira e o prefeito de Junqueiro Fernando Pereira participaram do encontro nacional “Municípios e Políticas para as Mulheres” Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. O evento foi organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Palestra aconteceu no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.
Idealizado e aberto pela ministra Eleonora Menicucci, o encontro nacional "Munícipios e Políticas Públicas para as Mulheres" teve a participação das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Izabela Teixeira (Meio Ambiente), Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).
A ministra Eleonora Menicucci, da SPM, disse que está previsto, para março, o lançamento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) 2013-2015, que encontra-se em processo de finalização. “Esperamos que, semelhante ao farol, ele possa espalhar luzes para iluminar as políticas voltadas para as mulheres brasileiras”.
Transversalidade - A ministra destacou, entre as políticas e ações transversais, o Pronatec Mulher, que está promovendo uma participação cada vez maior de mulheres em atividades tradicionalmente masculinas; o Programa Nacional de Agricultura Familiar, que emprestou R$ 247 milhões a mulheres, em 35.000 contratos; a obrigatoriedade da titulação conjunta da terra na reforma agrária, onde as mulheres titulares de lotes passaram de 24% para 55%, no período de 2003 a 2008; os direitos sexuais e reprodutivos, contemplados com ações do Plano Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Citou o programa Mulher e Ciência capacitou, em 2009, 13.340 profissionais de educação da rede pública nas temáticas de gênero; a aprovação pelos deputados da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 478/10, que estende a trabalhadores domésticos direitos já assegurados aos urbanos e rurais; o Bolsa Família que permitiu a conquista da autonomia e poder de escolha das mulheres, já que mais de 90% são titulares do benefício. Lembrou o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Doméstica contra as Mulheres, com a adesão de todos os estados e do Distrito Federal, tendo como objetivo a implementação da Lei Maria da Penha e fortalecimento da Rede de Serviços Especializados; a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que orienta, acolhe e encaminha as vítimas de violência aos serviços da rede especializada, além de receber denúncias e que, desde a sua implementação em 2006, totaliza 3.058.392 registros.
Políticas de igualdade - A ministra Luiza Bairros disse que é necessária a colaboração dos prefeitos e prefeitas e vices na implementação de políticas de enfrentamento às desigualdades entre homens e mulheres e da população negra. Gleisi Hoffmann afirmou que as mulheres têm muito a aprender e “ensinar nesse mundo que tradicionalmente tem sido masculino, que é o mundo da política”. Acrescentou que gestão pública não é diferente da gestão que as mulheres praticam em suas casas.
Um país melhor - A ministra Ideli Salvatti afirmou que homens e mulheres, quando se preparam e se articulam e agem com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, têm condições de serem excelentes gestores, prefeitos e prefeitas.
“Está nas mãos de todas nós, através de parcerias, a construção de um país mais sustentável, mais justo, com mais qualidade na educação e que trate a todos com igualdade”, apontou Izabela Teixeira. Já Tereza Campello enfatizou que o programa Brasil sem Miséria é um instrumento de inclusão de mulheres. “O governo federal sabe que precisamos da rede municipal, temos recursos e temos interesse em construir municípios sem miséria”.
A ministra Maria do Rosário, retornando de Santa Maria (RS), onde prestou apoio aos familiares das vítimas da tragédia, junto com a presidenta Dilma Rousseff, ressaltou a importância de governantes estenderem suas mãos quando a população mais precisa. Acrescentou que renovar a força das mulheres está nas mãos das prefeitas e prefeitos da mesma forma que está nas mãos do governo federal.
A presidenta Dilma Rousseff ao abrir o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que o saneamento e a educação são prioridades do governo federal. Municípios de até 50 mil habitantes terão atenção especial.
A prefeita Pauline Pereira segue participando de outras palestras no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas.
Notícias relacionadas
Semana da Juventude: Jovens assistem filme em mais uma edição do CINEJOVEM 11.08.23 Jovens de Campo Alegre participaram da abertura oficial da Semana da Juventude 2023 08.08.23 Prefeitura realizou entrega de cadeiras de rodas e outra equipamentos auxiliares de locomoção 08.08.23 Secretaria da Mulher e Patrulha Feminina realizam palestras na Escola Felizardo Souza Lima 28.07.23 Prefeito Nicolas Pereira empossou os membros do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa 18.07.23 Secretaria da Mulher realizou a distribuição de enxovais para grupo de gestantes de Luziápolis 27.06.23 Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT realiza eleição dos membros da sociedade civil 05.06.23 Representantes de Campo Alegre participaram do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres 23.05.23 Prefeitura de Campo Alegre inicia o Projeto Patrulha Feminina nas Escolas 23.05.23 Conselho Municipal da Juventude de Campo Alegre realizou mais uma reunião 10.05.23 Membros do Conselho da Juventude participam do programa Ouvindo a Juventude na Rádio Campo Alegre FM 10.05.23 Construção do Futuro foi tema de mais um programa Ouvindo a Juventude na Campo Alegre FM 12.04.23 Prefeito Nicolas Pereira participou de sessão solene em homenagem as mulheres na Câmara Municipal 09.03.23 Semana da Mulher: Secretarias promovem palestra para o Grupo de Mulheres assistido pela equipe do CR 06.03.23 Prefeitura de Campo Alegre promove passeio a Serra da Barriga para jovens do município 06.12.22 Prefeitura de Campo Alegre realizou Marcha pelo Fim da Violência Contra a Mulher 29.11.22 Campo Alegre inicia Campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher 22.11.22 Grupo de Idosos de Campo Alegre participa de passeio no encerramento da Semana da Pessoa Idosa 14.10.22 Semana do Idoso: Idosos de Campo Alegre participam de Gincana da Melhor Idade 07.10.22 Secretaria da Mulher realizou encontro do Grupo de Apoio a mulheres que estão em medidas protetivas 02.09.22