Campo Alegre promoveu o I Encontro LGBTQ+ dando inicio a uma serie de debates sobre o tema

Campo Alegre promoveu o I Encontro LGBTQ+ dando inicio a uma serie de debates sobre o tema

29.11.19

Na manhã desta quinta-feira 28, foi realizado o primeiro encontro LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando e mais) de Campo Alegre. O evento realizado no CESCA, marcou o início de uma serie de encontros visando debater politicas públicas de inclusão para a comunidade LGBTQ+ do município.

O evento foi promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com a Secretaria da Mulher, Juventude e Idoso, a Câmara Municipal de Vereadores, e com o suporte da Secretaria Estadual da Mulher e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial. O evento contou  com o próprio público LGBT atuando na mobilização.

O encontro marcou o pontapé inicial na implementação da política LGBT no município, e teve como objetivo trazer a discussão sobre direitos e a política voltada ao público LGBT, proporcionar o diálogo entre gestão e público LGBT, contando com a participação destas pessoas na construção de um Plano de Ação voltado a esta política dentro do município, assim como, dá um suporte e viabilizar a organização do segmento.

O encontro contou inclusive com a presença do promotor de justiça Dr. Andreson Charles representante de Ministério Público no município e a prefeita Pauline Pereira que se prontificaram a atender as propostas do movimento no município.

Duas palestras nortearam o encontro. A primeira com o tema: Diálogo sobre Direitos Humanos, como base de toda ação pública (Princípios da Administração Pública), que foi ministrada pela palestrante Michele Tabosa.

A segunda palestra abordou o tema: Atendimento e conhecimento das Políticas Públicas LGBT do Estado e desafios para planejamento e ações continuadas, com a palestrante Maria Alcina (Cininha). Mestra pedagoga responsável pelas formações em diversidade sexuais e de gêneros nos espaços de gestão pública. Ambas as palestrantes atuam na Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial.

A proposta das profissionais do Estado foi embasar uma discussão em torno da política pública LGBT, através de leis, decretos, explicar o que se tem ofertado, para que com isso, o município se organize e busque implementar uma política pública em concordância, no sentido de assegurar a participação deste público neste momento de discussão e construção.

Após as palestra foi aberto um debate com sugestões e propostas, tanto do público, quanto da gestão, em busca de um melhor atendimento nos serviços e uma maior inclusão, destacando sempre o combate ao preconceito e discriminação, e trazendo a importância do respeito à diversidade.

Durante o debate inicial, sugeriu-se que, por ser uma discussão ampla e que precisa da participação de mais pessoas, tanto da rede quanto do público, pudéssemos organizar um outro momento, envolvendo mais pessoas, para terminar este Plano de ação que se iniciou.

O debate foi muito rico, com participação de muitas pessoas, muitas propostas, que serão organizadas e discutidas no segundo momento. A fala de cada pessoa, os destaques e principalmente a participação do público LGBT com seu ponto de vista e sua vivência enriqueceu bastante o momento.

Além da parte do debate e construção do Plano de Ação, profissionais da Promoção à Saúde destacaram a importância da proteção na relação sexual, citando a Campanha Dezembro Vermelho – Mês de Prevenção à AIDS e IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis); bem como falando sobre o Hospital da Mulher em Maceió, que está ofertando consultas e especialidades médicas para este público, e orientou onde procurar informações no município.

A organização do encontro já planeja a realização de um segundo momento para discussão das propostas e para finalizar o Plano de Ação, que pretende melhorar a oferta de serviços e estruturar a política pública voltada aos LGBTQ+.

Notícias relacionadas

Grupos de gestantes de Luziápolis participaram de Chá de bebê e entrega de kits de enxoval 18.08.23 Programa Criança Feliz realizou ação com as mães acompanhadas pelo programa 18.08.23 Semana do Bebê: Equipe do CREAS realizou ação de prevenção e combate a violação de direitos 16.08.23 Semana do Bebê: Programa Criança Feliz de Luziápolis promoveu aula sobre a massagem Shantala 16.08.23 Agosto Lilás: CREAS realizou ação de prevenção e combate a violação de direitos 14.08.23 Reunião com presidentes das Associações de Moradores de Campo Alegre 10.08.23 Campo Alegre realizará a XI Semana do Bebê no período de 14 a 18 de agosto de 2023 07.08.23 Programa Criança Feliz promoveu momento lúdico sobre os cuidados na primeira infância 31.07.23 Secretaria Municipal de Assistência Social realiza Projeto Suas Mais Perto de Você 31.07.23 Equipe do Cadastro Único realiza Roda de conversa com idosos do Grupo da Melhor Idade 29.07.23 Mamães do Grupo de gestantes do CRAS de Campo Alegre recebem kits de Enxovais 28.07.23 Projeto Fortalecendo Vínculos realizou atividade em comemoração ao Dia dos Avós 28.07.23 Assistência Social inicia Serviço de Convivência e Grupo de Mulheres no Povoado Chã da Imbira 28.07.23 Conselho Municipal divulgou lista definitiva de candidatos ao Conselho Tutelar e seus números 28.07.23 CREAS promove bate papo sobre a prevenção e combate a violação de direitos 20.07.23 Serviço de Convivência de Luziápolis promoveu torneio inclusivo com três modalidades esportivas 20.07.23 Prefeitura realiza mais uma entrega de projeto do Programa Minha Casa Legal 14.07.23 Projeto Fortalecendo Vínculos realizou ação sobre o Dia mundial do combate ao trabalho infantil 14.07.23 Roda de Conversa com o Grupo de Gestantes do CRAS sobre a Importância da Vacinação 14.07.23 Capacitação sobre a Lei da Escuta Protegida e a Importância do Monitoramento do SIPIA 14.07.23

Array
(
    [type] => 8192
    [message] => array_key_exists(): Using array_key_exists() on objects is deprecated. Use isset() or property_exists() instead
    [file] => /home1/prefeitu/library/Zend-1.12.0/library/Zend/Registry.php
    [line] => 206
)