Prefeita Pauline Pereira participou de reunião no TJ sobre a implantação da Patrulha Maria da Penha
Prefeita Pauline Pereira participou de reunião no TJ sobre a implantação da Patrulha Maria da Penha
20.01.20Integrantes da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (20), com representantes de cinco municípios para discutir como será a implementação da Patrulha Maria da Penha no interior do Estado. A Polícia Militar começará a capacitar as guardas municipais a partir de março. A prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira participou do encontro.
"A gente vai partir de uma estrutura que já existe: pega-se a guarda municipal e especializa-se ela. Não tem custo para a Prefeitura, a não ser plotar o carro. E vai prestar um serviço muito importante", resumiu o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
De acordo com a juíza Marcella Pontes, da 1ª Vara de Delmiro Gouveia e integrante da Coordenadoria, a ideia é que todos os municípios tenham o trabalho da Patrulha Maria da Penha, com atendimento especializado para as vítimas de violência doméstica. Segundo a magistrada, é fundamental que as pessoas que estejam atuando façam um atendimento humanitário e constante com as mulheres que tenham medidas protetivas.
“É muito importante que esses guardas deslocados para a Patrulha Maria da Penha tenham noção do problema social, não só legal e criminal, mas o problema que envolve essas mulheres que são taxativamente vulneráveis e precisam de um cuidado em todas as áreas. Eles também vão conseguir direcioná-las, vão buscar uma reintegração social, indicar em quais os grupos de apoio elas podem procurar ajuda, eles realmente vão estreitar os laços entre o Poder Judiciário, a segurança pública, a vítima e o próprio agressor”, explica.
Para Pauline Pereira, prefeita de Campo Alegre e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), após a formalização do convênio, a adesão das outras cidades do interior deverá ser alta. “A maioria dos municípios já possuem a Guarda Municipal, então a formação pela Polícia Militar vai ser mais um reforço”.
A major Danielli de Assunção, comandante da Patrulha, será encarregada da capacitação nos municípios. “Quando a gente sai para uma ocorrência que envolva violência doméstica, o olhar é diferenciado, porque não atinge tão somente essa mulher, mas sim os filhos, vizinhos. Tem toda uma estrutura social que sofre desse mal”, salienta a major.
Segundo o juiz José Miranda, auxiliar do Juizado da Mulher de Maceió, é importante que o trabalho se estenda para todo o Estado, visando uma proteção maior à mulher. “O descumprimento no interior é muito grande, a mulher fica desassistida. Essa equipe vai visitar a mulher e pergunta ‘Ele tá te perseguindo? Ele tá te procurando?’”, explica o magistrado.
Durante a reunião, foi apresentado ainda um aplicativo que poderá ajudar a Patrulha Maria da Penha no acompanhamento das medidas protetivas. A iniciativa também é da Coordenadoria da Mulher do TJAL, comandada pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento.
Também estiveram presentes representantes dos municípios de Cacimbinhas, Olho d’Água das Flores, Água Branca e Campo Alegre, que devem ser os primeiros a aderir. Segundo a juíza Marcella, o primeiro treinamento deverá ter início em março.
Notícias relacionadas
Semana da Juventude: Jovens assistem filme em mais uma edição do CINEJOVEM 11.08.23 Jovens de Campo Alegre participaram da abertura oficial da Semana da Juventude 2023 08.08.23 Prefeitura realizou entrega de cadeiras de rodas e outra equipamentos auxiliares de locomoção 08.08.23 Secretaria da Mulher e Patrulha Feminina realizam palestras na Escola Felizardo Souza Lima 28.07.23 Prefeito Nicolas Pereira empossou os membros do Conselho Municipal de Direito da Pessoa Idosa 18.07.23 Secretaria da Mulher realizou a distribuição de enxovais para grupo de gestantes de Luziápolis 27.06.23 Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBT realiza eleição dos membros da sociedade civil 05.06.23 Representantes de Campo Alegre participaram do Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres 23.05.23 Prefeitura de Campo Alegre inicia o Projeto Patrulha Feminina nas Escolas 23.05.23 Conselho Municipal da Juventude de Campo Alegre realizou mais uma reunião 10.05.23 Membros do Conselho da Juventude participam do programa Ouvindo a Juventude na Rádio Campo Alegre FM 10.05.23 Construção do Futuro foi tema de mais um programa Ouvindo a Juventude na Campo Alegre FM 12.04.23 Prefeito Nicolas Pereira participou de sessão solene em homenagem as mulheres na Câmara Municipal 09.03.23 Semana da Mulher: Secretarias promovem palestra para o Grupo de Mulheres assistido pela equipe do CR 06.03.23 Prefeitura de Campo Alegre promove passeio a Serra da Barriga para jovens do município 06.12.22 Prefeitura de Campo Alegre realizou Marcha pelo Fim da Violência Contra a Mulher 29.11.22 Campo Alegre inicia Campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher 22.11.22 Grupo de Idosos de Campo Alegre participa de passeio no encerramento da Semana da Pessoa Idosa 14.10.22 Semana do Idoso: Idosos de Campo Alegre participam de Gincana da Melhor Idade 07.10.22 Secretaria da Mulher realizou encontro do Grupo de Apoio a mulheres que estão em medidas protetivas 02.09.22