CRAS e Cadastro Único promovem atendimento no Espaço Crer e Ser

CRAS e Cadastro Único promovem atendimento no Espaço Crer e Ser

28.08.21

 

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou na quinta-feira 26 de agosto uma Ação Itinerante no Espaço Crer e Ser, este destinado ao atendimento pedagógico e clínico voltados para o atendimento especializado às Pessoas com Deficiência.

A articulação para a execução da atividade aconteceu após diagnostico e avaliação realizada pela equipe técnica com base nas informações fornecidas ao cadastro pelas famílias acompanhadas. Este momento contou com a presença da diretora da instituição, Ocione Alves e as assistentes sociais, Cintia Cecilia e Jessica Medeiros, técnicas do CRAS e do Cadastro Único, respectivamente.

A ação teve o intuito de garantir a Proteção e Promoção Social de Pessoas com Deficiência, apoiar as famílias em acompanhamento pela instituição, levar informação acerca dos direitos sociais, com ênfase no benefício da Assistência Social garantido pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) - BPC.

Além disso, teve o intuito de promover acesso a direitos sociais e contribuir para melhor qualidade de vida deste público. Foi um momento enriquecedor, realizado pela assistente social, Cíntia Cecília e a psicóloga, Danielle Tavares, que permitiu a troca de experiências e os presentes receberam orientações, atendimento individualizado e encaminhamentos para as demais políticas públicas de acordo com os indicadores sociais e os relatos dos casos atendidos.

O Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência - BPC/LOAS corresponde à garantia de um salário mínimo, mensal, à pessoa com deficiência, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e também não possa ser provida por sua família. Tem direito ao benefício a pessoa com deficiência que tenha impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos.

Na oportunidade a equipe técnica do Cadastro Único esteve presente através do Projeto Cadastro Único perto de Você, o qual visa identificar as famílias de baixa renda da localidade que estão com Cadastro Único desatualizado, melhorando consequentemente a qualidade das informações e as famílias que tem perfil CadÚnico que ainda não estão cadastradas. Destacamos que a atualização cadastral é de grande importância, pois possibilita o acesso das famílias a diversos Programas Sociais no âmbito federal, municipal e estadual.

Na ocasião foram realizados 24 atendimentos individuais, que permanecerão em acompanhamento através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). E, finalmente, ressalta-se que este momento faz parte de um conjunto de ações estratégicas pensadas para o público supramencionado.

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