Instituições da Rede Municipal de Ensino participam do Projeto Maria da Penha vai às Escolas

Instituições da Rede Municipal de Ensino participam do Projeto Maria da Penha vai às Escolas

02.09.21

 

Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Educação – SEMED através das Instituições da Rede Municipal de Ensino - anos finais, realizaram o Projeto: Maria da Penha vai às Escolas. Neste sentido, o primeiro passo foi à articulação com os parceiros para captarem as demandas das escolas onde o projeto seria executado.

Após a aprovação do cronograma, as ações iniciaram com a formação das Equipes das Instituições de Ensino envolvendo os Professores/as e as Equipes Gestoras fornecendo cartilhas com a Lei e Planos de aula como sugestão de desenvolvimento de atividades escolares.

O projeto teve o objetivo de promover a disseminação de informações sobre a Lei Maria da Penha nas escolas públicas, por meio de oficinas e palestras feitas com os/as alunos (as), onde temas como violência de gênero, preconceito e Lei Maria da Penha foram tratados de forma didática. Nascendo de um contexto atual, onde se observa a necessidade de ações voltadas a este público, tendo em vista que a educação é o melhor meio para a prevenção e combate à violência, sendo um mecanismo eficiente na erradicação da violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.

A Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, tornou-se o principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil. A lei traz em seu bojo conjunto de normas que visa proteger bem extremamente importante: a família, tida pelo ordenamento como base da sociedade, goza de especial proteção do Estado. A assistência à família será feita na pessoa de cada um dos que a integram, devendo o Poder Público criar mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.

 É importante destacar que todas essas ações tiveram o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. Portanto, ao levar o conteúdo da Lei Maria da Penha para as escolas objetiva-se trabalhar a formação de uma nova consciência com os jovens, torná-los cidadão com novos comportamentos e verdadeiros agentes transformadores da realidade.

Notícias relacionadas

Grupo Contadores de Histórias promovem apresentações nas instituições de educação infantil 03.08.23 Secretaria de Educação oferta curso para os Monitores de transporte escolar 31.07.23 Artistas e fazedores de cultura locais participaram da escuta cultural sobre a Lei Paulo Gustavo 28.07.23 Prefeita Nicolas Pereira assina adesão de Campo Alegre nas ações do programa Escola 10 26.07.23 Prefeitura de Campo Alegre anuncia parceria para oferta de cursos na área da Construção Civil 26.07.23 Campo Alegre se destaca no Índice de Qualidade Educacional entre as melhores cidades de Alagoas 25.07.23 Mães de Alunos dos Grupos Culturais de Campo Alegre participam de Oficina de pintura em tela 20.07.23 Centenas de Estudantes de Luziápolis participam de espetáculo circense 18.07.23 Alunos campo-alegrenses se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 18.07.23 Prefeitura de Campo Alegre realiza lançamento do Projeto de Natação e qualidade de Vida AMO NADAR 16.07.23 Projeto de Natação e Qualidade de Vida AMO NADAR realiza entrega de materiais para atividades 11.07.23 Alunos da Rede Municipal de Campo Alegre retornam as aulas após período de recesso escolar 04.07.23 Campo Alegre sediou formação com pontos focais do Conisul Pelo Programa Melhoria da Educação 27.06.23 Campo Alegre tem o Plano de Ação para a execução da Lei Paulo Gustavo APROVADO 27.06.23 Secretaria de Educação de campo Alegre realiza Ações do Projeto de Vida 27.06.23 Escola Municipal Felizardo Souza Lima conquista o titulo da etapa regional do JEAL 2023 19.06.23 Secretaria de Educação realizou o segundo encontro formativo com professores da Rede Municipal 19.06.23 Estudantes da Rede Municipal de Ensino se destacam na Olimpíada Canguru de Matemática 2023 14.06.23 Semana Mundial do Brincar é marcada com muitas brincadeiras nas escolas de Campo Alegre 14.06.23 Prefeito Nicolas Pereira se reúne com SINTEAL para discutir reajuste para servidores da Educação 13.06.23

Array
(
    [type] => 8192
    [message] => array_key_exists(): Using array_key_exists() on objects is deprecated. Use isset() or property_exists() instead
    [file] => /home1/prefeitu/library/Zend-1.12.0/library/Zend/Registry.php
    [line] => 206
)