Escolas municipais realizaram o Projeto tecendo saberes e Africanidades através da nossa história

Escolas municipais realizaram o Projeto tecendo saberes e Africanidades através da nossa história

01.12.21

Durante todo o mês de novembro às Instituições de Ensino dos Anos Finais realizaram o Projeto: Tecendo Saberes e Africanidades Através da Nossa História. O projeto teve o objetivo de compreender a importância de ensinar a História da África no ambiente escolar na construção de uma Educação cada vez mais plural e diversa. Diversas atividades foram realizadas entre elas podemos destacar: oficinas, cirandas, pinturas, palestras, exposições e etc.

A realização do projeto está diretamente associado à Lei 10.639/2003 que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. O aprofundamento do conteúdo estabelecido na Lei é encontrado no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de outubro de 2004. Por meio dele as Instituições de Ensino, gestores e professores podem se munir de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento e execução do conteúdo afro-brasileiro e africano dentro da sala de aula. 

A discriminação racial no Brasil é responsável por parte significativa das desigualdades entre negros e brancos, mas, também, das desigualdades sociais em geral. Essas diferenças são resultado não somente da discriminação ocorrida no passado, mas, também, de um processo ativo de preconceitos e estereótipos raciais que legitimam, cotidianamente, procedimentos discriminatórios.

A persistência dos altos índices de desproporções raciais compromete a evolução democrática do país e a construção de uma sociedade mais justa e coesa. Para poder reverter esse quadro e promover um modelo de desenvolvimento no qual a diversidade seja um dos seus sustentáculos, no qual prevaleça à cultura da inclusão e da igualdade, faz-se necessário entender que a desigualdade racial no Brasil resulta da combinação de diversos fenômenos complexos, tais como o racismo, o preconceito, a discriminação racial, incluindo-se a discriminação institucional.

Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação dos anos finais busca promover espaços de socialização e de construção para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária construindo em seus planejamentos espaços coletivos.  É nesse contexto que a referida lei pode ser entendida como uma medida de ação afirmativa. As ações afirmativas são políticas, projetos e práticas públicas e privadas que visam à superação de desigualdades que atingem historicamente determinados grupos sociais.

Notícias relacionadas

Grupo Contadores de Histórias promovem apresentações nas instituições de educação infantil 03.08.23 Secretaria de Educação oferta curso para os Monitores de transporte escolar 31.07.23 Artistas e fazedores de cultura locais participaram da escuta cultural sobre a Lei Paulo Gustavo 28.07.23 Prefeita Nicolas Pereira assina adesão de Campo Alegre nas ações do programa Escola 10 26.07.23 Prefeitura de Campo Alegre anuncia parceria para oferta de cursos na área da Construção Civil 26.07.23 Campo Alegre se destaca no Índice de Qualidade Educacional entre as melhores cidades de Alagoas 25.07.23 Mães de Alunos dos Grupos Culturais de Campo Alegre participam de Oficina de pintura em tela 20.07.23 Centenas de Estudantes de Luziápolis participam de espetáculo circense 18.07.23 Alunos campo-alegrenses se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 18.07.23 Prefeitura de Campo Alegre realiza lançamento do Projeto de Natação e qualidade de Vida AMO NADAR 16.07.23 Projeto de Natação e Qualidade de Vida AMO NADAR realiza entrega de materiais para atividades 11.07.23 Alunos da Rede Municipal de Campo Alegre retornam as aulas após período de recesso escolar 04.07.23 Campo Alegre sediou formação com pontos focais do Conisul Pelo Programa Melhoria da Educação 27.06.23 Campo Alegre tem o Plano de Ação para a execução da Lei Paulo Gustavo APROVADO 27.06.23 Secretaria de Educação de campo Alegre realiza Ações do Projeto de Vida 27.06.23 Escola Municipal Felizardo Souza Lima conquista o titulo da etapa regional do JEAL 2023 19.06.23 Secretaria de Educação realizou o segundo encontro formativo com professores da Rede Municipal 19.06.23 Estudantes da Rede Municipal de Ensino se destacam na Olimpíada Canguru de Matemática 2023 14.06.23 Semana Mundial do Brincar é marcada com muitas brincadeiras nas escolas de Campo Alegre 14.06.23 Prefeito Nicolas Pereira se reúne com SINTEAL para discutir reajuste para servidores da Educação 13.06.23

Array
(
    [type] => 8192
    [message] => array_key_exists(): Using array_key_exists() on objects is deprecated. Use isset() or property_exists() instead
    [file] => /home1/prefeitu/library/Zend-1.12.0/library/Zend/Registry.php
    [line] => 206
)