Prefeitura e Câmara de Vereadores realizam audiência para discutir LDO para 2014

Prefeitura e Câmara de Vereadores realizam audiência para discutir LDO para 2014

16.07.13

Nesta terça-feira 16, foi realizada na Câmara de Vereadores de Campo Alegre uma audiência pública conjunta entre o poder Legislativo e poder Executivo, para debater a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para 2014.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da administração pública para o exercício financeiro anual, e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento do Município.

A audiência é uma etapa obrigatória no caso da aprovação da LDO que está prevista na legislação que oferece à população e aos representantes da sociedade civil a oportunidade de acompanhar o projeto apresentado pelo Executivo. Depois da audiência, o projeto segue para as Comissões Permanentes para que as mesmas ofereçam parecer. Enquanto a LDO não for aprovada, os vereadores não podem entrar em recesso previsto para julho.

O evento contou com a presença do preposto Moacir Bernades, Dr. Paulo Rocha Assessor Jurídico da Câmara, e dos vereadores G. Correia, Piu Spettus, Alan do Lucinho, Arquelino César, Rejane da Silva, Jeane Santos, Kellyn Rafaella, Abelardo Rodrigues, Van do Careca, e do presidente da casa vereador Jura, além da Secretária de Finanças do município Maraisa Bernardes Segava Pereira.

O presidente da casa, vereador Jura, destacou o quanto é importante a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para a vida econômica do município de Campo Alegre.

Durante toda a audiência foram debatidos vários pontos dos artigos da LDO. Dentre os pontos os mais debatidos foram:

Art. 19 - Não poderão ser alocados recursos para:
I - aquisição e arrendamento, celebração, renovação e programação de contratos de locação de quaisquer meios de transportes para representação pessoal, ressalvado aqueles para uso dos chefes dos Poderes Executivo e Legislativo.
Art. 17 - Na Lei Orçamentária de 2014 deverão ser alocados recursos para direta ou indiretamente atender às necessidades de pessoas físicas.

I - distribuição de cestas básicas com gêneros de primeira necessidade;

II - distribuição de medicamentos;
III - doação de ataúdes a pessoas carentes;
IV - distribuição de enxovais de recém nascidos para gestantes carentes;

V - doação de pequenas importâncias para custeio de tratamento médico, aquisição de passagens e despesas afins ou correlatas;
VI - doação de material de construção para recuperação de casas de famílias carentes;
VII - doação de fardamento e bolsas de estudo a estudantes carentes bem como a professores com ajuda de custo a fim de atender a LDB;

VIII - distribuição de leite e desjejum a pessoas carentes; e

IX - doação para incentivo a prática de atividades desportivas, culturais, educação continuada e grupos de geração de renda.
Segundo o presidente da câmara, vereador Jura, destacou que o item que se diz respeito à doação de certa forma não ver contemplar a questão do programa Bolsa – Alegre, e sugeriu para que possa de alguma maneira acrescentar um item ou mudar a redação, visto que, o programa é uma distribuição de renda e não se enquadra como uma doação.

Outros artigos que foram questionados foram:

Art. 33 – Deverá constar da Lei Orçamentária de 2014, autorização para abertura de crédito suplementar até o limite de 80% (oitenta por cento) da despesa fixada.
Art. 5º - Os impostos e taxas serão cobrados na conformidade do Código Tributário Municipal ou leis pertinentes e arrecadados conforme os critérios já utilizados.

Notícias relacionadas

Prefeitura de Campo Alegre entrega premiação da Campanha IPTU Premiado 2023 30.06.23 Campo Alegre registra inadimplência de mais de 60% no IPTU nos últimos três anos 14.02.23 Secretaria de Finanças inicia a distribuição dos carnes do IPTU 2023 13.02.23 Prefeito Nicolas Pereira realizou a entrega da moto da Campanha IPTU Premiado 2022 19.06.22 Secretaria de Finanças realiza REFIS que possibilita pagamento de dívidas com desconto 05.05.22 Secretaria de Finanças emite Nota Oficial sobre supostos pagamentos de taxas e impostos a terceiros 13.04.22 Prefeitura de Campo Alegre antecipa salário de fevereiro do funcionalismo público 24.02.22 Prefeitura de Campo Alegre conclui o pagamento do 13º salário da educação nesta quarta-feira 10.11.21 Secretaria de Finanças retoma cobranças da taxa da feira-livre após suspensão por três meses 27.07.21 Prefeito Nicolas Pereira participou da entrega da premiação da Campanha IPTU Premiado 03.07.21 Prefeitura de Campo Alegre iniciou pagamento de servidores nesta quarta-feira 26.05.21 Secretaria de Finanças prorroga mais uma vez o prazo para isenção do IPTU e pagamento com desconto 05.05.21 Secretaria de Finanças prorroga prazo para isenção do IPTU e pagamento com desconto em cota única 13.04.21 Comerciantes serão isentos de Pagar o IPTU e feirantes de pagar a taxa da feira livre 19.03.21 Contribuinte que optar por cota única terá 30% de desconto no pagamento do IPTU 2021 01.03.21 Prefeitura inicia o pagamento da última folha de 2020 aos servidores municipais 28.12.20 Setor de Tributos realiza fiscalização em estabelecimentos que comercializam Gás de cozinha 07.08.20 Contribuinte que estiver em dia com o pagamento do IPTU 2020 participará do sorteio de uma Moto 04.03.20 Secretaria de Finanças inicia a distribuição dos carnes do IPTU 2020 29.01.20 Prefeitura realiza o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários efetivos e comissionados 11.12.19

Array
(
    [type] => 8192
    [message] => array_key_exists(): Using array_key_exists() on objects is deprecated. Use isset() or property_exists() instead
    [file] => /home1/prefeitu/library/Zend-1.12.0/library/Zend/Registry.php
    [line] => 206
)