Capacitação sobre a Lei da Escuta Protegida e a Importância do Monitoramento do SIPIA

Capacitação sobre a Lei da Escuta Protegida e a Importância do Monitoramento do SIPIA

14.07.23

 

Neste dia 28 de junho foi realizada uma oficina sobre a Lei da Escuta Protegida e a importância do monitoramento do SIPIA. A oficina aconteceu na Secretaria de Assistência Social e Direito à Cidadania de Campo Alegre com o objetivo de expor a necessidade de o município montar o seu fluxo integrado de atendimento e o protocolo unificado de atenção integral a crianças e adolescentes e a importância de registrar os casos de violação de direitos das crianças e adolescentes no SIPIA, tendo a preocupação de monitorar os mesmos do início até o encerramento. 

Na oportunidade estavam presentes representantes dos conselhos tutelares (Sede e Distrito); representante do CMDCA; representantes das Secretarias Municipais da Saúde, Assistência Social e da Mulher, Juventude, Idoso e Família. A oficina foi ministrada pela Articuladora do Selo UNICEF E ABRINQ Luiza Santana. 

No encontro foi explanado que a Lei da Escuta Protegida (nº 13.431/2017) é um instrumento de desconstrução do paradigma centrado no adulto e reconhecimento e valorização de crianças e adolescentes como sujeitos de direito, que devem ser respeitados em sua fase peculiar de desenvolvimento e ter sua proteção física, mental e psicológica garantida por todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos - SGD. 

Durante a oficina foi explicitado à importância de organizar os serviços dos diferentes órgãos do SGD num único fluxo integrado, no qual cada ator saberá seu papel no atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e compreenderá a responsabilidade dos demais órgãos do município que integram esse sistema. Vale reforçar que a desejada integração dos serviços de atendimento a crianças e adolescentes, já preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ganha status de obrigatoriedade do poder público com a Lei n° 13.431/2017 e o Decreto n° 9.603/2018, que estabelecem as diretrizes para a articulação e coordenação das políticas de proteção integral às vítimas e testemunhas de violência. 

A troca constante de informações entre os órgãos, chamada de referência e contra referência irá primar pela preservação da identidade das vítimas ou testemunhas de violências e pelo sigilo das informações, que serão compartilhadas apenas com profissionais responsáveis por dar seguimento às ações necessárias à proteção integral de crianças e adolescentes sem o risco de revitimização. 

Durante a oficina a Articuladora dos Selos também destacou que a implantação da Lei da Escuta Protegida no município é necessária não apenas para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e sua proteção, mas também faz parte de uma das metas do Selo Unicef que corresponde o Resultado Sistêmico nº 06. Portanto, é preciso a realização de ações de prevenção nas diversas políticas pública; fortalecimento do SGD e o Uso do SIPIA. 

Contudo, o momento foi muito proveitoso e esclarecedor. Todos os participantes tiram dúvidas e trouxeram sugestões para a implantação da respectiva lei para o município.

Notícias relacionadas

Grupos de gestantes de Luziápolis participaram de Chá de bebê e entrega de kits de enxoval 18.08.23 Programa Criança Feliz realizou ação com as mães acompanhadas pelo programa 18.08.23 Semana do Bebê: Equipe do CREAS realizou ação de prevenção e combate a violação de direitos 16.08.23 Semana do Bebê: Programa Criança Feliz de Luziápolis promoveu aula sobre a massagem Shantala 16.08.23 Agosto Lilás: CREAS realizou ação de prevenção e combate a violação de direitos 14.08.23 Reunião com presidentes das Associações de Moradores de Campo Alegre 10.08.23 Campo Alegre realizará a XI Semana do Bebê no período de 14 a 18 de agosto de 2023 07.08.23 Programa Criança Feliz promoveu momento lúdico sobre os cuidados na primeira infância 31.07.23 Secretaria Municipal de Assistência Social realiza Projeto Suas Mais Perto de Você 31.07.23 Equipe do Cadastro Único realiza Roda de conversa com idosos do Grupo da Melhor Idade 29.07.23 Mamães do Grupo de gestantes do CRAS de Campo Alegre recebem kits de Enxovais 28.07.23 Projeto Fortalecendo Vínculos realizou atividade em comemoração ao Dia dos Avós 28.07.23 Assistência Social inicia Serviço de Convivência e Grupo de Mulheres no Povoado Chã da Imbira 28.07.23 Conselho Municipal divulgou lista definitiva de candidatos ao Conselho Tutelar e seus números 28.07.23 CREAS promove bate papo sobre a prevenção e combate a violação de direitos 20.07.23 Serviço de Convivência de Luziápolis promoveu torneio inclusivo com três modalidades esportivas 20.07.23 Prefeitura realiza mais uma entrega de projeto do Programa Minha Casa Legal 14.07.23 Projeto Fortalecendo Vínculos realizou ação sobre o Dia mundial do combate ao trabalho infantil 14.07.23 Roda de Conversa com o Grupo de Gestantes do CRAS sobre a Importância da Vacinação 14.07.23 Capacitação sobre a Lei da Escuta Protegida e a Importância do Monitoramento do SIPIA 14.07.23

Array
(
    [type] => 8192
    [message] => array_key_exists(): Using array_key_exists() on objects is deprecated. Use isset() or property_exists() instead
    [file] => /home1/prefeitu/library/Zend-1.12.0/library/Zend/Registry.php
    [line] => 206
)